Como escolher uma empresa de manutenção predial em Araucária?

Fazer manutenção predial – seja em condomínios, prédios, casas ou lojas – é um fato inevitável relacionado ao uso de imóvel. Tal qual seu carro ou mesmo seu próprio corpo, cedo ou tarde seu imóvel precisará tratar as “doenças” para ter um uso seguro, saudável e satisfatório. Porém com a manutenção predial adequada, seu imóvel se manterá sempre saudável, seguro e confortável – tornando seu patrimônio valorizado e sua vida melhor. 

Infelizmente, sabemos que o mercado está cheio de empresas que prestam serviços de má qualidade ou, pior ainda, oferecem serviços para os quais não são dotados da capacidade técnica para realizar. E você, enquanto consumidor, muitas vezes não tem a formação técnica (em engenharia) necessária para realizar a análise – com antecedência ou mesmo durante a obra – se as atividades estão sendo realizadas com a devida qualidade.

Fato este que pode acarretar elevados custos para reparar erros, anos de dor de cabeça na justiça e até mesmo pesadas indenizações trabalhistas e/ou por danos que você pode ser obrigado/a a pagar devido a falhas do fornecedor.

Se você se assustou com isso, você tem razão. Mas não se preocupe: Com as dicas abaixo fica simples e fácil filtrar os maus fornecedores antes mesmo da contratação. 

Com essa breve lista desenvolvida pela Forville Manutenção Predial, você pode filtrar mais de 90% dos problemas em potencial antes mesmo de iniciar sua cotação! Veja ao longo dos X tópicos abaixo como evitar contratar os fornecedores de má qualidade, entre as empresas de manutenção predial em Araucária.

 

Veja abaixo como evitar fornecedores de qualidade duvidosa – antes mesmo de realizar o primeiro telefonema:

Verifique o que pensam os outros clientes

O primeiro passo para saber quais empresas de manutenção predial em Araucária prestam serviços de boa qualidade, é verificar a opinião dos outros clientes. Graças ao grande poder de manifestação que o consumidor tem hoje em dia com a internet, existem muitas facilidades para evitar situações problemáticas como fraudes, imperícias e qualidade duvidosa. Veja abaixo os procedimentos a adotar nesse sentido:

  1. Digite o nome da empresa de seu fornecedor potencial no Google.
  2. Veja na ficha do Google Meu Negócio da empresa: Que notas são atribuídas pelos outros clientes e que opiniões os outros clientes deixaram nos comentários ligados a suas notas.
  3. Veja se existem queixas na página da empresa dentro do Facebook se foram atribuídas notas baixas, juntamente com o motivo para tais notas baixas.
  4. Veja se aparecerem queixas quanto a a empresa em portais como Reclame Aqui, Reclamão, entre outros.
  5. Veja também se há notícias de jornais relatando acidentes e imperícias ligados a empresa em questão.
  6. Repita o processo em relação a Razão Social da empresa.

empresa de manutenção predial em Curitiba - forville engenharia

Verifique se a empresa está sendo processada na Justiça

É muito comum que a qualidade ruim dos serviços prestados por uma má empresa de manutenção predial acabe obrigando o cliente a buscar seus direitos no Poder Judiciário. Situação na qual o cliente acaba tendo inúmeros gastos imprevistos com advogados, custas judiciais, comparecimento a audiências e a super desagradável situação de permanecer ou agravar o problema para o qual a empresa já havia sido contratada para concertar.

Além disso, empresas irresponsáveis não cumprem corretamente as normas técnicas de trabalho dos operários. Levando a acidentes de trabalho e pesadas ações trabalhistas, que podem resultar indenizações superiores a 1 milhão de reais. Só que essas empresas fraudulentas declaram falência ao ser condenadas – deixando a dívida para ser paga pelo cliente devido a responsabilidade solidária.

Mas você pode evitar isso com essa simples verificação! Veja os passos:

  1. Inicie com uma busca no Google pela razão social do fornecedor.
  2. Veja, no mínimo nas primeiras 5 páginas da busca, se a empresa não tem citações em portais jurídicos como “réu” em processos de qualquer tipo: em especial trabalhistas e civis.
  3. Use o portal escavador.com para fazer uma busca pela razão social da empresa, onde irão aparecer a quantidade de processos movimentados contra o fornecedor em questão.
  4. Muitos desses processos tem seus documentos públicos disponíveis para leitura em sites como Conjur.
  5. Fique atento/a para a idade do CNPJ, conforme falaremos a seguir.

 

Verifique o tempo de operação da empresa – tempo de CNPJ e de CREA

Não é raro que empresas geridas por engenheiros de idoneidade duvidosa adotem o seguinte procedimento: “dar baixa” no CNPJ, alegando falência. Assim sendo, é melhor verificar tal fato quanto a empresa de manutenção predial da qual você está solicitando orçamento.

Essas empresas de ética questionável, quando são condenadas na Justiça a reparar os danos causados indenizando seu operário e/ou cliente, simplesmente declaram falência e cancelam o CNPJ. Deixando suas vítimas sem qualquer reparação e ainda com o prejuízo do problema ocorrido até ali. E o pior: essas empresas são reabertas com outro CNPJ, causando mais prejuízos para outros clientes – devendo você dobrar suas cautelas para evitar de ser mais uma vítima.

Também é comum que engenheiros com processos de responsabilidade junto ao CREA contratem engenheiros mais jovens e com “CREA limpo” para atuar como seus “laranjas’.

Assim sendo, é uma prevenção saudável analisar:

  1. A quanto tempo o CNPJ está aberto? E o CREA do Engenheiro Sócio?
  2. Se o CNPJ é recente, qual a história por trás da abertura da empresa?
  3. Se o CREA é recente – qual o nível de perícia do engenheiro? qual o histórico de obras realizadas?
  4. O CNPJ pode ser verificado no site da receita federal.
  5. O engenheiro pode ser verificado no portal do CREA.

empresa de manutenção predial em Curitiba - registro crea tadeu forville


Finalmente, definindo o melhor fornecedor – como verificar a qualidade das empresas de manutenção predial?

Você fez todas as etapas anteriores e filtrou apenas as empresas com as competências básicas necessárias para prestar corretamente os serviços de manutenção predial, o que é muito importante. Mas agora, chegamos a fase de seleção entre as empresas disponíveis – o momento em que você escolhe qual empresa poderá lhe prestar o melhor serviço pelo melhor preço.

Até aqui, foram eliminados todos aqueles sobre os quais havia o potencial de gerar problemas durante a sua obra. Mas, você não quer apenas evitar problemas. Você quer o melhor serviço, pelo melhor preço com a melhor qualidade. Correto?

Pois bem, para selecionar o melhor fornecedor, utilize os seguintes critérios:

  1. Quem são e qual a diversidade entre os clientes anteriores? Quanto maior o grau de exigência e mais diferentes forem os clientes entre si, maior a possibilidade de a empresa ter a experiência para lhe atender com excelência.
  2. Há um mestre de obras que fica 100% do tempo na obra? Isso é obrigatório para que um serviço seja prestado com alguma qualidade. O Mestre de Obras é o Líder de Campo responsável pela execução correta do projeto e instruções do Engenheiro.
  3. Qual a frequência de visitas do Engenheiro Responsável em sua obra? A empresa precisa justificar porque tal frequência é a adequada para que a obra seja realizada com qualidade. Compare respostas de diferentes fornecedores antes de realizar a contratação.
  4. Qual a qualificação do Engenheiro Responsável? O Engenheiro Civil responsável é o cérebro por trás do trabalho. Ele que efetua o diagnóstico dos problemas, planeja a solução, orienta a equipe e faz os cálculos necessários, assinando a responsabilidade técnica. Assim sendo, formação, cursos de pós-graduação, tempo de experiência na atividade e metragem de obras entregues são informações chave para prever a qualidade do trabalho.
  5. Como funciona a empresa por trás do trabalho? É importante saber que processos a empresa utiliza não apenas na engenharia, mas em sua gestão empresarial e atendimento. A empresa é bem organizada? As pessoas são amáveis e cordiais? Existe uma preocupação com sua satisfação desde o primeiro contato?

 

Conclusão

Esperamos, com essas breves informações, ter ajudado você a selecionar apenas os melhores fornecedores do mercado para participar de sua cotação e/ou concorrência. Antes mesmo de participar de qualquer orçamento, a Forville Engenharia deseja que você não seja vítima dos maus fornecedores que infelizmente existem no mundo da Engenharia Civil.

Por favor, aplique os filtros citados nesse artigo inclusive com a gente – ficarmos felizes de provar a nossa competência para você que deseja ser atendido pela melhor empresa de manutenção predial em Araucária!

 

 

Peça um orçamento na Forville Engenharia!

Summary
Como escolher uma empresa de manutenção predial em Araucária?
Article Name
Como escolher uma empresa de manutenção predial em Araucária?
Description
Como uma empresa de manutenção predial em Araucária, sem ter problemas na obra? Leia o artigo e descubra como escolher uma empresa confiável! Confira aqui!
Author
Publisher Name
Forville Engenharia
Publisher Logo